Selected a language:

Escondendo o lixo sob o tapete: Não polua o meio ambiente no Verão

Verão e férias. Combinação perfeita para quem gosta de curtir uma bela praia. Nessa época do no ano é muito comum encontrar o litoral superlotado. É neste período, também, que cresce o acúmulo de resíduos a beira-mar.

É frequente avistar pessoas na praia abrindo um buraco na areia para enterrar bitucas de cigarro, chicletes, palitos de sorvetes, copinhos plásticos, dentre outras coisas.

Para Adriano de Figueiredo Macorin, engenheiro ambiental da Daniel & Figueiredo Consultores Associados, a impressão deixada é que as pessoas imaginam que, ao enterrarem esses detritos, eles desaparecerão. Esse é um grande engano. “Além deste lixo voltar para a superfície ou, então, ir parar nos oceanos, as condições criadas podem até dificultar o tempo de decomposição desses materiais. Se bem descartados, os resíduos podem ser reciclados ou então decompostos em um menor tempo”, explica Adriano.

Para que o cidadão tenha ideia, uma bituca de cigarro leva, em média, dois anos para se decompor, enquanto o palito de sorvete leva seis meses. O popular chiclete se decompõe em dois anos, já um simples copo descartável pode demorar até 50 anos nesse processo.

Uma simples atitude de destinar o lixo corretamente é boa para o meio ambiente e para a sociedade. “Acima de tudo é preciso ter consciência dos danos gerados pelo descarte indevido de resíduos e saber que a natureza não os transforma instantaneamente", complementa o engenheiro.
 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: