Selected a language:

Hábitos Alimentares : Como melhorar a qualidade de vida das suas crianças

Achamos muito importante dar uma palava sobre exercícios para crianças. Gostarem ou não de atividades físicas no futuro, dependerá do grau de envolvimento dos pais com o assunto.

Por outro lado, repetindo o adágio popular "esporte é saúde", e desejando transformar seus filhos em futuros campeões, alguns adultos, submetem as crianças a condições inadequadas de iniciação física. Siga as orientações do Dr. João Gilberto Carazzato, ortopedista e membro do Comitê Olímpico Brasileiro(COB), quanto à idade e tipo de esporte adequados para seus filhos:

1. Futebol. Iniciação após os 8 anos, competição somente depois dos 14 e com crianças do mesmo sexo. A prática excessiva pode causar problemas no desenvolvimento da musculadora, do lado do corpo que é mais utilizada para chutar a bola.

2. Natação. Há divergências sobre a idade em que as crianças podem começar a entrar na piscina. Aspectos técnicos poder ser assimilados somente após os 8 anos. Excessos podem causar tendinite e problemas de crescimento.

3. Tênis. Somente depois dos 10 anos, competição após os 14, sem esquecer de excitar bastante o braço menos exigido, para evitar desenvolvimento desigual.

4. Judô. Aprender somente a ginástica desse esporte antes dos 14, para competir apenas depois.

5. Futsal. Modalidade exige esforço excessivo em espaço reduzido. É contra-indicado antes dos 14.

6. Vôlei, Basquete e Handebol. Depois dos 12, quando o desenvolvimento é mais completo, podem "levantar, cortar, sacar", deixando para mais tarde técnicas mais apuradas de "passe, bloqueio duplo, saque viagem". No basquete o aro deve ser baixo e a bola menor.

7. Ginástica Olímpica. Treinamentos leves após 10 anos, mais pesado depois dos 14. Excessos de exercícios repetitivos, podem causar lesões, fissuras e fraturas.

8. Atletismo. Corridas leves, podem ser antes dos 16. Só depois dessa idade, saltos de extensão, altura, triplo, com vara e arremesso.

9. Aeróbica. Antes dos 16, apenas ginástica clássica, rítmica, ou artística. Evita problemas em quadris, tornozelos, joelhos e ombros.

10. Halterofilismo. Somente após os 16 anos, quando o crescimento ósseo é quase completo. Exige apnéia(suspensão da respiração), e pode causar hipertensão.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: