Selected a language:

Desapego: Asas para a liberdade - como ser livre de verdade

Por Bruno J. Gimenes*

Desenvolvendo a capacidade de se desapegar, de principalmente entender que a sua felicidade não depende necessariamente de coisas, bens ou conquistas materiais.   

Isso não quer dizer que você não poderá aproveitar bem as coisas do plano físico, claro que sim! Senão agente nasceria em um plano espiritual. E por que nascemos no plano físico? Porque aqui se reúnem as condições básicas para o espírito de qualquer pessoa evoluir. Porque o nosso aprendizado espiritual inclui desenvolver o equilíbrio sobre as coisas materiais e o apego. Por isso precisamos nos entender com as coisas da terra” . Não podemos ser hipócritas dizendo que o dinheiro é ruim ou que traz problemas. De maneira alguma, já que os problemas e infelicidades são oriundas da mente humana sintonizada em frequências baixas. O dinheiro é a energia da terceira dimensão. O dinheiro é o fluído vital do mundo físico. Mas como toda energia, pode ser usada para o bem e evolução espiritual, como também pode ser utilizada para a destruição e para o mal.

A pior escravidão é aquela que acontece em função dos apegos, em que a pessoa tem a ilusão que precisa necessariamente de coisas, e pessoas para ser feliz.
Muitos atribuem a arte de encontrar felicidade a uma relacionamento ideal, a um emprego bom, um carro do ano, uma casa na praia. Todas essas coisas, se aproveitadas com equilíbrio, podem complementar felicidade na vida de qualquer pessoa, jamais completar, o que é bem diferente. Complementar quer dizer aumentar algo que já existe. Completar quer dizer preencher algo que está vazio.
Ninguém externamente, pode completar dentro de você, um vazio, que você, pelo seu descaso ou descuido cosncencial gerou. Se você gerou internamente esse vácuo na sua alma, também é internamente que você conseguirá criar soluções para abastecer esse vazio.

As pessoas e coisas materiais, podem sim lhe servir de veículo para que você aprenda o mais rápido possível como evoluir, e definitivamente achar internamente a solução. Na verdade esse é uma das principais funções de todo o externo, ajudar a entender o interno.

Você só poderá ser feliz e livre quando se abandonar completamente esses vícios que você alimenta para sustentar essa felicidade baseada em recursos externos. Porque vícios se define como algo que você precisa e não consegue parar. Os vícios não são necessariamente os mais falados como drogas, álcool, fumo, jogos. Esses estão completamente mapeados pelos homens, e são reconhecidos por todos. Me refiro aos vícios de comportamento e principalmente os de relacionamento.
Se você não consegue se comportar de forma diferente e nova, mesmo sabendo que seria melhor para você, é porque você está viciado nesse comportamento, porque ele te traz uma emoção viciante, que você não está conseguindo viver sem.
Se você não consegue viver sem uma determinada pessoa, seja cônjuge, filho, pai, neto, etc., é porque você está viciado na emoção que isso lhe gera, está aprisionado a essa repetição. Pode ser que o que eu vou te dizer lhe assuste um pouco ou até lhe gere desconforto, pois quando pensei nisso na primeira vez também rejeitei a primeira vista:

Se sua felicidade depende de alguém, seja um neto(a), filho(a), namorado(a), marido, esposa, pai, mães, etc. Acredite, você é um obsessor vivo da pessoa a qual você acha que depende para ser feliz.

O desapego são as asas da liberdade, pois se você entender que cada ser tem sua missão, que cada pessoa tem uma finalidade, e que tudo na verdade é temporário, mas que a alma é imortal, provavelmente você já comece a encontrar um certo conforto.

Se você não pode nem imaginar a possibilidade de perder o seu emprego, ou se não consegue aceitar que uns dias seus parentes queridos vão falecer, ou que seu cônjuge pode simplesmente querer se separar, sinto muito, mas você é quase uma escravo(a) da vida, e está longe de ser chamado como uma pessoa espiritualizada.

Busque aumentar sua auto-estima internamente com atitudes simples, priorize sempre seu crescimento espiritual, adquira um compromisso consigo  e  em muito pouco tempo você começará a colher resultados muito favoráveis ao seu crescimento concencial, criando desapego, aumentando a fé e lhe causando a sensação real de paz e alegria.

(*) Bruno J. Gimenes
([email protected]) é escritor, autor de três livros. Criador da Fitoenergética, palestrante, mestre de Reiki, Karuna Reiki e Sechim (Cura Egípcia).É graduado em Química industrial e Black Belt em Seix Sigma. É co-fundador do Portal Luz da Serra.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: