Selected a language:

Emagreça comendo dir: Falta de nutrientes pode levar a excesso de peso

Por Débora Sorgi – Nutricionista Funcional/CRN 1884 *

"O nosso corpo irá acumular mais gordura se estivermos deficientes em nutrientes".

Parece até uma controvérsia dizer que o excesso de peso está relacionado a uma deficiência de nutrientes, só que isso é uma grande realidade no organismo de muitos gordinhos por ai.

O nosso organismo é formado por aproximadamente 100.000.000.000.000 (cem trilhões) de células e dessas, 50.000.000 (cinquenta milhões) são renovadas diariamente. Para que esta renovação aconteça o corpo necessita da presença de nutrientes. Para que uma célula se renove e desempenhe suas funções adequadamente há de estar disponível no organismo 44 tipos de nutrientes diferentes.

Se os nutrientes não forem fornecidos nas quantidades adequadas pela alimentação ou não forem absorvidos adequadamente pelo organismo, a renovação celular será realizada de forma incompleta causando distúrbios do metabolismo e das células de gordura ocasionando entre diversos problemas, a obesidade.

É comum associar emagrecimento a baixas calorias, pensando que quanto menos se come, mais se emagrece. Esta é uma ideia muito errada e normalmente é ideia passada por dietas da moda, textos e reportagens afins. Mas na verdade para emagrecer devemos oferecer ao nosso organismo uma alimentação completa rica e balanceada.

O nosso corpo acumula mais gordura se estivermos deficientes em certos nutrientes, isso porque o cérebro entende a gordura como um mecanismo de defesa, garantia de sobrevivência e ele só irá eliminá-la quando sentir que todas as suas necessidades (energia, água e nutrientes) forem supridas, além disso, a falta de nutrientes acarreta em um metabolismo mais lento, pois não consegue funcionar direito.

Está na hora de olhar para o alimento não somente como uma fonte calórica, mas como fonte de matéria-prima para as nossas células trabalharem de forma adequada e aí sim ajudar no processo do emagrecimento.

Emagreça comendo direito, isso pode ser mais fácil do que você imagina!!!

(*) Débora Sorgi
é especialista em Nutrição Clínica e Clínica Funcional e Formação em Gestão de Negócios em Alimentação. Experiência em nutrição clinica e comportamento alimentar há 8 anos. Responsável pelo atendimento nutricional online em prol do emagrecimento e qualidade de vida. * Contato: [email protected] * 21 82796507 - 43 99524541

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: