Selected a language:

Especial de verão: 10 dicas para curtir a estação

Por Aline Moura
Da Redação BemZen


Confira dicas de saúde, beleza, diversão, bem-estar e sustentabilidade para curtir o verão e aproveitar os dias de calor e muito sol.

1 – Alimentação e Hidratação
Evite frituras e comidas gordurosas e pesadas. Abuse das frutas e verduras. Alimentos nutritivos e refrescantes são necessários para enfrentar os dias de calor e ter mais disposição. Beba água a vontade e saboreie sucos naturais. Abacaxi, pêssego e manga são algumas frutas da estação e são boas opções para deliciosos sucos. Não exagere nas bebidas alcoólicas, que desidratam o organismo.

2 - Cuidados com a pele
Para afastar os riscos de câncer de pele e evitar o envelhecimento precoce, não economize no filtro solar, mesmo que seja para ir à padaria. Use chapéus e bonés. Na praia ou na piscina, tome sol antes das 10 da manhã e depois das 16 horas. O filtro solar deve ser reaplicado a cada 2 horas ou após entrar na água ou ocorrer transpiração excessiva.

3 - Para um bronzeado bonito e duradouro
Para estimular a produção de melanina pelo organismo, pigmento responsável pelo aspecto bronzeado, inclua na refeição alimentos ricos em betacaroteno, geralmente encontrado em legumes, frutas e verduras de cor alaranjada ou verde-escuro. Abóbora, beterraba, cenoura, acerola, mamão, manga, agrião, brócolis, couve, espinafre e repolho podem ajudar a obter um bronzeado mais bonito. Cuidado com o excesso. Embora não exista limite para o consumo desse tipo de alimento, o exagero pode causar carotenemia que confere uma cor alaranjada à pele.

4 - Óculos de sol
Assim como a pele, também é necessário proteger os olhos dos raios ultravioletas UVA e UVB para evitar o aparecimento de catarata, de lesões ou doenças oculares. Invista em uma boa peça, com 100% de proteção contra os raios. Cuida da saúde ocular e tenha um lindo acessório de verão.

5 – Roupas
Use roupas claras, pois elas refletem os raios de sol e assim esquentam menos. Escolha também peças leves e folgadas para a pele respirar e permitir o suor. Tecidos como algodão ou de fibras naturais são boas escolhas. Os vestidos longos e a volta do short-saia são a tendência da moda para o verão 2011.

6 - Atividades físicas
Escolha os horários em que a temperatura esteja mais amena, como no início da manhã, final da tarde e a noite. Se praticar exercícios ao ar livre, não se esqueça do filtro solar. Faça sempre pausas para beber água. Nesta época, os esportes aquáticos são ótimas opções para manter a forma.

7 – Cabelos
Abandone as madeixas longas e deixe de lado o secador e a chapinha. A tendência de cabelos para o verão 2011 são os fios curtos e repicados, sem a imobilidade dos cortes retos. Para proteger as madeixas dos estragos causados pelo sol, mar e piscina, invista em produtos com filtro solar para cabelos e faça hidratação com regularidade.

8 – Piquenique: lazer com a família
A estação combinada com período de férias é ideal para os passeios em família, e uma boa pedida é fazer um delicioso piquenique. Pegue uma linda toalha; prepare uma cesta com itens deliciosos e refrescantes, como frutas, geleias, pães integrais, sanduíches naturais e sucos; e escolha um parque da sua cidade. Além de curtir o verão ao ar livre e aliviar o calor sob a sombra de árvores, o piquenique pode estimular as crianças a terem uma alimentação saudável.

9 – Sustentabilidade
O consumo de energia e água aumenta com a chegada do verão. Por isso, é preciso ficar atento para evitar o desperdício de energia, que compromete os recursos naturais e o bolso. Faça uso eficiente da energia, como: evite acender lâmpadas durante o dia, aproveitando a luz do sol; ao tomar banho, sempre feche o chuveiro quando estiver se ensaboando ou aplicando shampoo e condicionador; faça uso do ar-condicionado com moderação, instale o aparelho em local que não bata o sol nele e desligue quando o ambiente estiver vazio; mantenha em perfeito estado a borracha de vedação da porta da geladeira e não abra a geladeira sem necessidade ou por tempo prolongado;

10 – Fique Zen
Faça meditação ou pratique yoga ao ar livre, mas escolha os horários com a temperatura mais amena e aproveite para entrar em contato com a energia da estação e da natureza. Essas práticas proporcionam relaxamento e bem-estar para os dias enfrentar os dias de calor.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: