Selected a language:

Sucos e chás: Neste verão, conheça os melhores para a sua saúde

Existem inúmeros alimentos que, além de preservar a saúde, preservam também a boa aparência. Com a chegada da nova estação os cuidados com a saúde da pele tornam-se indispensáveis e necessários, como a hidratação e limpeza diária.

Muitas pessoas recorrem aos cosméticos e remédios, como fórmulas de prevenção, esquecendo de outros métodos eficazes e caseiros que não requerem muitos gastos ao bolso.

Os sucos, por exemplo, tem efeito hidratante, refrescam, levantam o ânimo, acalmam, é antioxidante, desintoxicante e se constituem numa fonte inesgotável de vitaminas e sais minerais. Para tanto, a união de frutas é fundamental:

- O suco de maça é extremamente benéfico à saúde, devido a grande quantidade de Antioxidantes. Ele pode ser consumido puro, ou associado à cenoura, beterraba e aipo, aumento o poder desintoxicante e alcalinizando o Ph do sangue;

- O suco de uva também é um poderoso antioxidante, ajuda a diminuir o colesterol, ajudando a circulação;

- O suco de morango e melancia ajudam na circulação;

- Os sucos de melancia, abacaxi e gengibre são considerados diurético, ou seja, ajudam a eliminar água do organismo quando há casos de edemas e água nos pulmões, entre outros.

- Os sucos de abacaxi, figo e gengibre diminuem o colesterol e favorecem o trabalho da vesícula biliar;

- Os sucos de pêra, banana e alface são recomendados para a insônia;

- O suco de maracujá tem efeito calmante e o suco de de mamão ajuda no bom funcionamento do intestino;

- Os sucos de laranja e couve - devida à quantidade de ferro e vitamina C são indicados para a anemia.

É importante ressaltar ainda, que a água continua sendo a principal fonte de hidratação para a pele e fator primordial no bom desenvolvimento do organismo.

"Para manter a beleza o consumo de bastante água é imprescindível, pois é ela que transporta nutrientes, eliminando as toxinas, corta a sensação de fome, elimina a fadiga repondo energia, melhora o sono e a memória, lubrifica o organismo, revitaliza os cabelos, diminui o aparecimento de cravos e espinhas e, ainda, hidrata a pele", explica Rosana Batestusso, diretora do Instituto Brasileiro de Naturologia.

Chás: ótima opção, mas sem exageros!

Uma simples xícara de chá proporciona manutenção da saúde contra as agressões de diversas doenças, tonificam o organismo, auxiliam na digestão, protegem o fígado e o sistema endócrino.

A maneira mais usual de preparação de chá é a infusão, onde se usa flores e talos das plantas. É um procedimento que conserva a maioria das propriedades químicas da planta. Outro método no preparo do chá é a decocção onde são utilizadas as partes duras das plantas, como as cascas, raízes e sementes.

Mesmo sendo muito utilizado tanto no inverno como no verão, os chás não devem ultrapassar 1 litro por dia e não deve-se abusar de determinadas ervas, pois o efeito benéfico poderá se tornar maléfico."Os chás são importantes, quando tomados de acordo com a necessidade de cada indivíduo e é fundamental ressaltar que não se deve fazer proveito das ervas sem o perfeito conhecimento de seus efeitos colaterais e da correta dosagem", adverte Rosana.

Como podemos então fazer bom proveito das ervas? Elaboramos um roteiro de chás e suas funções no organismo.

- Chá verde é interessante quando tomado morno após as principais refeições (almoço e jantar). Estudos mostram que sua utilização ajuda a emagrecer, pois acerela o metabolismo. Um coadjuvante quando se está fazendo tratamentos de gordura localizada e celulite. Atenção: o chá verde não deverá ser tomado após as refeições em casos de anemia. Nesses casos consumir nos intervalos das refeições;

- Chá de hortelã, menta, camomila, orégano ou carqueja devem ser tomados próximo às refeições, pois ajudam a quem tem problemas estomacais ou difícil digestão. Um auxílio importante quando se exige tratamentos para diminuir a indesejável "barriguinha";

- Chás calmantes só devem ser utilizados na hora de dormir. E sabemos que boas horas de sono, são importantes para a beleza da pele. Tomar sob orientação;

- Chás estimulantes do apetite devem ser utilizados pelo menos 30 minutos antes das refeições. Para quem precisa engordar;

- Chá de melissa e cravo diminuem a ansiedade;

- Chá de gengibre aumenta a atividade celular e imunológica bom para perder peso. É também antibacteriano e fungicida. O chá deve ser feito com apenas 3cm da raiz em 1 litro de água, ferver por 10 minutos, abafar mais 10minutos e estará pronto para tomar.

Existe eficácia nos tratamentos estéticos quando a alimentação estiver presente e corretamente aplicada. Sem levar em consideração que o álcool, excessos de gorduras, de café, de peso, de sal, de açúcar e o fumo são denominados ladrões de energia e comprometem o bem estar.

Com informações do Instituto Brasileiro de Naturologia.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: