Selected a language:

Estressado nesse final de ano: Use técnicas para relaxar e meditar

Por Aline Moura
Da Redação BemZen


Trabalhos para finalizar, check-ups médicos, compras e comemorações tomam conta de todos nesta época do ano. Essa correria pode causar angústia e estresse, e no fim o que deveria ser um momento de alegria e boas expectativas, vira dor de cabeça. Para não brigar contra o tempo e desrespeitar suas limitações, busque na meditação ou em alguma técnica de relaxamento ajuda para acalmar a mente, desacelerar e tomar consciência dos seus limites.

“A meditação é uma ferramenta milenar, mas nunca foi tão necessária como é hoje em dia. Nossa vida atual é simplesmente uma loucura, do ponto de vista espiritual, histórico, psicológico e até fisiológico!”, afirma o professor de Yoga Giridhari Das, autor do livro “O Yoga Sutra de Pantajali – Uma Abordagem Prática”.

O professor aponta uma realidade preocupante. “Estamos nos estressando em níveis antes nunca vistos. Crianças de 10 ou 12 anos já possuem sintomas de estresse que, apenas há algumas décadas, eram visto em alguns adultos em situações extremas. Achamos que o corpo aguenta e que estamos “acostumados”, mas não estamos. Nossa mente entra em uma frequência rasa de correria e ansiedade constante”.

Dedicar um tempo para reflexões sobre a vida é importante para o crescimento humano e os últimos dias de um ano são propícios para isso.
“Pensamentos profundos, autoconhecimento e questionamentos sobre a vida... nem pensar! Não há tempo! É fisiologicamente impossível aprofundarmos nosso pensamento, elevarmos nossa consciência, na correria e barulho da vida moderna. A única ferramenta para conter tudo isso é a meditação. Não é a cervejinha, o cigarro ou taça de vinho. Isso é ilusão. Um caminho é a meditação diária. A loucura é diária, portanto o antídoto, a meditação, também deve ser diário”, aconselha Giridhari Das.

Existem duas técnicas comuns: relaxamento e meditação. As pessoas às vezes confundem uma com a outra. “Um bom relaxamento é obtido tomando um banho de banheira tranquilo, recebendo uma massagem, ouvindo uma música calmante, etc., como também fazendo um exercício de respiração. A meditação é mais profunda e, portanto, seus efeitos mais duradouros e poderosos”, explica o professor de Yoga.

A meditação aproxima do desenvolvimento espiritual, da autoconsciência e da paz de espírito, além de ser uma ótima aliada para suportar os dias cada vez mais corridos.
“A meditação relaxa ao mesmo tempo em que desenvolve atenção e concentração. Relaxa à medida que paramos, aquietamos nosso corpo e mente, reduzimos a nossa frequência cardíaca e, aos poucos, vamos fazendo contato com nosso silêncio interior. Com a prática diária da meditação, passamos a perceber o momento presente como a parte real da nossa vida, aquela que faz toda a diferença. Coisas que antes passavam despercebidas na correria da rotina, agora, quando menos esperamos, destacam-se na nossa frente”, afirma a escritora e instrutora de meditação Sandra Rosenfeld no artigo “Por que devemos meditar?”.

Professor Giridhari Das explica como praticar a meditação mântrica:

“A meditação que usamos no Yoga é a meditação mântrica, que é chamado de “japa” em Sânscrito. Repete-se um mantra de forma suave, um murmúrio, continuamente. De preferência também sentado com os olhos semicerrados. A mente deve se concentrar no ato de falar e, mais importante, OUVIR o mantra. Outros pensamentos virão e irão, mas o meditador mantém sua atenção na vibração transcendental do mantra", orienta Giridhari Das.

"O mantra mais poderoso, usado por nós, é mantra Hare Krishna: “Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare”. Repita o mantra 108 vezes, para completar “uma volta”. Com o avanço da prática, faça mais “voltas” por dia. Os praticantes sérios fazem 16 “voltas” por dia. Para manter a conta de quantas vezes cantou o mantra, recomenda-se o uso de um rosário de 108 voltas. O rosário católico tem 54 contas – então, você pode usá-lo duas vezes”, ensina.
Aprenda mais lendo a matéria Comer, Reza e Amar.

Dicas de relaxamento e meditação para praticar em casa

Hoje é possível encontrar diversos locais que orientam os interessados a desenvolver as técnicas de meditação. Mas também é possível meditar em casa e silenciar a mente.

Quem já pratica meditação ou tem o hábito de usar alguma técnica de relaxamento, certamente já descobriu os inúmeros benefícios destes exercícios. Mas se você ainda não acrescentou um momento de pausa no dia-a-dia ou não acredita que pode entrar em estado meditativo porque é ansioso e não consegue ficar quieto, apresentamos alguns passos simples para guiá-lo nessa caminhada.

Ambiente: Escolha um lugar silencioso, coloque uma música calma e aromatize com incenso de jasmin, lavanda, rosa branca, camomila ou erva cidreira. Aromas indicados para relaxamento, acalmar a mente e proporcionar paz de espírito.

Posição: Sente-se em uma posição confortável e mantenha a coluna ereta. Você pode fazer a "posição de lótus" - o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita e o pé direito apoiado sobre a coxa esquerda - se for difícil faça a de meio lótus – é apenas o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita ou o pé direito sobre a coxa esquerda. Também pode praticar a técnica sentado em uma cadeira, mas as pernas precisam formar um angulo de 90 graus.

Respiração:  Comece a observar sua respiração. Se algum pensamento surgir, busque prestar a atenção no movimento de inspiração e expiração do ar pelos pulmões. Uma boa dica é contar até 10 o movimento da respiração (que inclui inspiração e expiração) e depois faça uma contagem regressiva do 10 até o 1.

Duração: Comece fazendo cinco minutos e aumente gradativamente até chegar a 30 minutos. No incício você poderá sentir dificuldades em se concentrar, mas retome a atenção a sua respiração e não desista. Muitos adeptos da meditação relatam que conseguem praticá-la em qualquer ambiente, sem nenhuma preparação especial, como uma fila do banco ou na espera do consultório médico.
 

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    Prana-vallabha Devi Dasi
    25/12/2010 13:39

    Adorei a matéria. Muito boa. Realmente com mantra, é possível absorvermo-nos sentidos, mente, voz todo o corpo na meditação. é o método recomendado especialmente para essa era conturbada, em que não conseguimos ficar imóveis, com mente fixa por muito tempo, nem por pouco tempo. Mas com mantra conseguimos.

  2. #2
    Mauro Neves
    29/12/2010 13:00

    O Professor Giridhari trem grande capacidade de comunicação, sua explanação sobre o mantra é definitiva, esclarece todas dúvidas, de uma forma clara e simples de entender. Muito obrigado!!! Depois dessas "dicas" podemos aliviar o estresse e elevarmos nossa consciência de maneira agradável, alegre, feliz...

  3. #3
    laerte
    06/01/2011 09:49

    O GIRIDHARI DAS, EXPLICOU DE UMA FOMRA SIMPLES E COMPLETA,O PODER DE MEDITAR NO MAHA MANTRA,HARE KRISHNA HARIBOLL

  4. #4
    Rayane
    18/08/2013 13:46

    Nossa!...Essa matéria é demais, me ajudou muito!!! =D

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: