Selected a language:

Verão batendo a porta: Dicas para cuidar da saúde

Da Redação BemZen

O verão está aí, é tempo de férias, praia, sol, corpo à mostra e muito calor. Não podemos nos esquecer de alguns cuidados básicos, para que toda essa alegria não acabe em sofrimento.

“Devemos seguir alguns cuidados em qualquer que seja o nosso destino, como praia, campo ou mesmo nas cidades explica o dermatologista da Clinica Visia em São Paulo, Dr. Claudio Mutti.

 

Alimentação

Em todos os locais deve ser a mais saudável possível, evitando frituras e comidas pesadas. Abuse das frutas e verduras.

Aumente a ingestão de líquidos. Devemos ingerir em torno de 2 litros de água por dia, incluindo sucos.

Uma boa dica é optar por frutas e vegetais alaranjados, como cenoura, abóbora, mamão e manga e algumas folhas verde-escuras, como rúcula e espinafre, que são alimentos ricos em betacaroteno, um pigmento que é transformado em vitamina A pelo organismo, auxiliando na formação da melanina e protegendo a pele contra os raios ultravioleta além de contribuir com uma cor natural ao bronzeado.



Hidratação e nutrição da pele

Como se hidratar e manter seu corpo nutrido? Evitar exposição solar prolongada, tomar banhos mornos e nunca muito quentes, usar óleos de banho, evitar se ensaboar demais, pois resseca a pele, aplicar hidratantes após o banho no rosto e no corpo, ingerir bastante líquido durante o dia, usar vitaminas específica para a pele, como vitamina C, vitamina E, Omega 3 e o silício orgânico - "pois ajudam a manter a pele equilibrada e nutrida", afirma o dermatologista Dr. Claudio Mutti.

 

Proteção contra o Sol

O pior período de sol vai das 10 às 16 horas, neste momento temos a maior concentração de raios ultravioleta (UVB), responsáveis pelas queimaduras. Então, se possível, evite exposição solar neste horário. Mas se você é daquelas pessoas que gostam de se expor ao sol nos piores horários, muita atenção com a sua proteção.

Na cidade, a proteção deve ser dada para as áreas do corpo descobertas. O uso de bonés também é indicado. No campo devemos fazer o mesmo que na cidade. Já na praia devemos ter uma proteção maior, visto que somos atingidos pelos raios solares e também pelo reflexo destes através da areia e da água.

O guarda-sol mais indicado é o de lona, pois oferece uma proteção maior contra os raios solares. Para caminhadas use boné e camiseta. Em relação à tonalidade da pele: o protetor solar deve ter o fator de proteção maior quanto mais sensível for à pele, ou seja, pele bem clara que não bronzeia e fica vermelha o fator de proteção indicado é FPS 30 e para peles mais escuras, FPS 15.

Como usar o protetor solar corretamente

Lembre-se: aplicar o protetor 30 minutos antes de ficar exposto ao sol, e não se esquecer das áreas sensíveis como rosto, lábios, orelhas, pescoço, nariz, mãos, pés e cabeça, principalmente os calvos, que necessitam de um cuidado maior e, portanto, de um protetor solar de FPS mais elevado.

Atenção ao espalhar o protetor por toda a pele, para não deixar alguma área sem cobertura, pois essa área exposta poderá queimar e, até mesmo, formar manchas e propiciar o aparecimento de lesões futuras. Não se esqueça de reaplicar o protetor solar pelo menos a cada 2 horas, mas se fizer algum exercício ou entrar na água, a reaplicação deve ser antes das 2 horas.

Cuidado! O protetor solar começa a fazer efeito dentro de 20 a 30 minutos após a sua aplicação, assim sendo a primeira aplicação deve ser feita um pouco antes da exposição ao sol. Lembre-se que a sua vida vale muito, então não podemos economizar na hora de nos proteger do câncer de pele.

De acordo com a Food and Drug Administration (FDA), para se adquirir uma boa proteção deve-se usar dois miligramas de protetor solar para cada dois centímetros de pele, e reaplicá-lo a cada duas horas, então, um adulto de estatura média e peso de 70 kg, por exemplo, deve usar de 30 a 40 mg. Porém, uma mulher, de estatura média, 30 mg de protetor solar é suficiente; em outras palavras, essa quantidade na forma caseira corresponde a duas colheres de sopa. Se você não conseguir fazer essa medida, então deve aplicar uma quantidade generosa, ou seja, uma cuia formada pela mão é suficiente para aplicar no seu rosto, outra para o seu braço, duas cuias para parte anterior do tronco, uma para pescoço e mãos, e assim por diante. "Não se esqueça que a proteção evita as queimaduras, envelhecimento precoce e o câncer, então não economize", ressalta Dr. Claudio Mutti.

Como escolher o protetor solar

Os produtos em aerossol são emulsões fluídas em embalagem aerossol. São práticas de aplicar e de fáceis de espalhar.

O protetor solar em creme é indicado para peles mais secas, para as peles mais oleosas é indicado o uso de loções fluídas livres de óleo e gel.

O filtro solar em spray é indicado para as áreas com pelos, que facilita a aplicação, pode ser usado também em todo o corpo, com todos os cuidados necessários, ou seja, deixar secar e não usar nada para secá-lo.

Quanto ao fator de proteção, acima de 30 os protetores solares são mais fortes sim, mas a proteção não aumenta muito, ou seja, um protetor solar 60 não dá proteção duas vezes maior que 30. A proteção do protetor solar 60 é apenas um pouco maior que a de 30, o que aumenta bem é o preço, então não ha necessidade de protetores com FPS tão alto. Os protetores com fatores mais altos são indicados para pessoas com problemas de manchas ou doenças que são ativadas pelo sol, como o lúpus.

Se você quiser se bronzear

Para se bronzear você não precisa e não deve se queimar. Pois as queimaduras repetidas ao longo dos anos podem levar ao câncer e devem ser evitadas. Entre 10 e 16 horas aumenta muito os raios ultravioleta B, causador das queimaduras solares.

Então, para se bronzear chegue à praia antes das 9 horas e tome de 15 a 20 minutos de sol. Em seguida, aplique o seu protetor, que leva cerca de 20 minutos para agir. Mas caso não consiga estar tão cedo, aplique o protetor assim que chegar, pois você terá os seus 20 minutos para que ocorra o estímulo da melanina para produzir o seu bronzeado.

Lembre-se: o bronzeado começa a surgir a partir de 48 horas do banho de sol, sendo assim não espere ficar bronzeado no primeiro dia de praia. Assim você estraga menos a sua pele.

Queimadura solar

Esqueceu o protetor e se queimou? Então devemos saber como é essa queimadura. Se a pele só está vermelha e ardida, podemos usar cremes e cuidados adequados, como pomadas à base de cortisona, beber bastante líquido, usar hidratantes com aloe vera e calêndula e, se possível, evitar o sol por 48 horas, que é o tempo para a recuperação da pele. Porém, se na pele surgiram bolhas ou apresentar febre, procurar um médico de imediato, pois o problema pode ser mais grave.

Cuidado: “Não devemos ficar puxando a pele que começa a descascar, pois podemos propiciar a infecção e o aparecimento de manchas, e as bolhas podem ser drenadas, porém não arranque a pele que fica por cima delas, pois é uma proteção natural contra infecção”, explica Dr. Claudio Mutti
 

Fotos:

Summer (destaque chamada), FreeDigitalPhotos.net, Salvatore Vuono
Woman Drinking Water, FreeDigitalPhotos.net, Andy Newson
Moisturise Me, Stock.XCHNG
Sun Protection Tubes, FreeDigitalPhotos.net, Michal Marcol
Sunbathing, FreeDigitalPhotos.net, m_bartosch


 

 


 


Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: