Selected a language:

Reciclar no alvo da moda: Coleção Verão 2011

Por Aline Moura
Redação Bemzen

Reciclar é a supertendência do momento, todos já sabem. E o mundo fashion também propõe alternativas responsáveis e conscientes para roupas, calçados e acessórios.  A moda ecológica está cada dia mais presente nas passarelas. E no seu guarda-roupa, como está? Que tal renovar o armário com peças da coleção Verão 2011.

Em tempos de preocupação com o meio ambiente e aquecimento global, colocar no guarda-roupa peças ecologicamente corretas é uma boa maneira de fazer sua parte na preservação do planeta e começar a adotar um estilo de vida sustentável.

A moda ecológica apresenta uma rica variedade de produtos, para usar dos pés à cabeça, feito para mulheres, homens, crianças e até para os bebês. São peças feitas de matéria-prima reaproveitada ou livre de produtos químicos, como algodão orgânico, tecido de bambu, garrafas pet, lonas de caminhão, pneu reciclado, tingimento natural, sobras de tecidos e estamparia digital.


Conheça a coleção Verão 2011 de algumas marcas


Calçados ecológicos

Antenadíssimos com a consciência ecológica fashion global e pensando na moda democrática como meio de conscientização para uma melhor qualidade de vida no mundo, a Goóc, na luta a favor da natureza, apresenta para o verão novos produtos para o público feminino, masculino e infantil com sola de pneu reciclado e tecidos naturais.    

Para as mulheres, a marca apresenta rasteiras, chinelos e plataformas ecológicas femininas para o verão 2011.  Disponíveis em diversas cores, além de belas, também são confortáveis e leves.

Para conscientizar os pequenos, e ensinar a importância da sustentabilidade, a Goóc, lança a primeira linha infantil de eco sandálias. A Goóc Goóc é novidade para a criançada, e surge nas versões feminina e masculina em numerações duplas do 25/26 a 31/32.

Sem esquecer os marmanjos de plantão, que se preocupam com um mundo mais limpo e sustentável, a Goóc, também conta com modelos masculinos, inovadores, charmosos e confortáveis, para o descanso dos pés no verão.

As maravilhas do jardim da eden


Foi olhando para seu próprio jardim que a Eden, primeira grife 100% orgânica do Brasil, buscou inspiração para sua coleção Verão 2011. Com a fábrica instalada em Conchas, no interior de São Paulo, a marca buscou referências de cores e estampas na vegetação de seu terreno para criar as peças da próxima estação.

                                                                                                 
Fazer moda utilizando matéria-prima orgânica não é uma tarefa simples. Isso porque para obter os resultados diferenciados de acabamento, muitas vezes se faz necessário o uso de produtos que poluem o meio ambiente.

Mas, como a Eden é fiel à sua filosofia em ser uma marca 100% orgânica, desde sua primeira coleção o grande desafio tem sido encontrar alternativas para obter cores e lavagens especiais.  Para Jorge Yammine, diretor da marca, não basta utilizar algodão orgânico e não ter o mesmo critério nos demais estágios de confecção do produto. “Se apropriar do tema orgânico de forma superficial não é coerente, precisa ser de verdade”, diz Jorge.

A cartela de cores da nova coleção é bem diversificada, com tons fortes e vivos como amarelo, laranja, pink, turquesa e verde, tudo obtido através da utilização de pigmentos naturais. Esse frescor adequado para o verão pode ser conferido numa ampla variedade de calças e t-shirts coloridas, que são peças básicas e atemporais, perfeitas para compor um look moderno.

Bebê Ecológico


A chegada de um bebê é um momento único e muito especial na vida de pais e mães. A emoção e a expectativa que envolve o nascimento de um filho marcam o início de uma jornada.

                                                                                            
Para tornar esse momento ainda mais especial e proporcionar conforto e bem-estar para mamães e bebês, a Divino Bebê, grife de roupas e acessórios infantis de Santa Catarina comandada pela estilista Natália Schuhmacher, seleciona seus tecidos para garantir suavidade e delicadeza nas peças. Além disso, há a preocupação de que as roupinhas sejam feitas de um modo ecologicamente correto, gerando menos resíduos tóxicos e diminuindo o uso de produtos químicos nocivos ao meio ambiente.

No processo tradicional de tingimento de tecidos, as indústrias têm que tingir as colorações em máquinas diferentes, o que resulta no aumento do consumo de água e produtos químicos e ainda polui os rios.

As estampas das peças da grife Divino Bebê, por exemplo, são feitas de modo digital, que não leva corantes e, consequentemente, não polui os rios e nem o meio ambiente. Outra iniciativa é a etiqueta produzida em papel-semente de cravo. Basta retirar a etiqueta, plantá-la e acompanhar o crescimento da planta junto do bebê.

Intitulada Eco-Farm, a coleção verão 2011 da marca traz ainda um toque artesanal. Todas as peças contam com trabalhos delicados feitos á mão, como o bordado inglês, bordado richelieu, ponto sombra, quilt e tricô.

 

Crédito - foto chamada da capa: Stock.XCHNG

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: