Selected a language:

Calendário Zen: Tour de prevenção ao câncer da pele chega ao Rio de Janeiro

A cidade irá receber o caminhão equipado com consultórios dermatológicos que fazem atendimento gratuito à população

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com apoio exclusivo da La Roche-Posay, está promovendo o circuito nacional de prevenção contra o tipo de câncer mais comum no País.
 
Dos 120 mil novos casos de câncer da pele registrados por ano no Brasil, cerca de 5% são do tipo melanoma, o principal responsável por mortes dos pacientes, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
 
O caminhão equipado com dois consultórios que agora chega ao Rio de Janeiro, já percorreu desde setembro as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Cuiabá, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Goiânia e Distrito Federal. O caminhão volante da SBD vai ficar estacionado de 09h às 17h, no sábado, dia 27, na Praia do Arpoador – Av. Vieira Souto, quase esquina com a Rua Joaquim Nabuco, em frente a cabine da PM. No domingo dia 28, o caminhão ficará na Praça do Ó, na Barra da Tijuca.

As equipes médicas vão fazer os diagnósticos a partir do exame de sinais, pintas e manchas. Os pacientes com suspeita da doença serão encaminhados para tratamento totalmente gratuito nos serviços credenciados da cidade.

No primeiro tour realizado em 2009, foram realizadas quase três mil consultas e detectados 220 casos de câncer da pele, sendo 10% de melanoma. “A exposição excessiva ao sol é o principal fator de risco do câncer da pele, daí a necessidade de utilização da devida proteção contra os raios UV (UVA e UVB). Países como o Brasil estão mais suscetíveis a esse tipo de doença, daí a importância de oferecer orientação à população”, ressalta a dermatologista Selma Cernea, coordenadora nacional da campanha.

O Dr. Omar Lupi, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, destaca a participação voluntária dos médicos como fundamental para o sucesso do tour: “Num país carente de políticas públicas de saúde, os dermatologistas decidiram fazer a diferença e se empenham para vencer a batalha contra o câncer da pele”, acrescenta o especialista.

“A La Roche-Posay orgulha-se em participar ativamente da campanha da SBD através do Tour de Prevenção ao Câncer da Pele. Prevenir é sempre a melhor opção e a La Roche-Posay investe constantemente em pesquisas para oferecer as melhores soluções para a proteção da pele”, afirma Caroline Collier, diretora da marca no Brasil.

CAMPANHA NACIONAL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DA PELE

Promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a campanha que já atendeu mais de 350 mil pessoas em 11 anos se tornou um importante instrumento contra o tipo de câncer mais comum entre os brasileiros. Os números são expressivos: somente em 2009 foram mais de 34 mil pacientes atendidos num só dia por 3.571 dermatologistas, em 167 postos espalhados por 108 cidades de 24 estados. Tal magnitude, possível graças ao envolvimento voluntário dos profissionais e de instituições médicas ligadas à SBD, credenciou a campanha a entrar para o Guiness Book. “Esse é um resultado que foi perseguido e conquistado com o intuito de dar visibilidade e credibilidade às ações desenvolvidas pela SBD”, afirma Dra. Selma.

Durante o atendimento, os pacientes respondem a um questionário que serve como referência para os médicos acompanharem o desenvolvimento da doença no Brasil. A campanha de 2009 revelou um índice alarmante: quase 70% das pessoas entrevistadas afirmaram que ficam expostas ao sol sem qualquer tipo de proteção. Como consequência desse comportamento, um em cada dez entrevistados apresentou a forma mais grave da doença.

A campanha revelou ainda outros dados preocupantes: em cidades litorâneas como o Rio de Janeiro usa-se menos protetor solar do que numa cidade sem praia como Brasília; e somente 16% das pessoas com pele negra se protegem do sol, mesmo com o avanço do número de casos registrados em pessoas de pele escura. Para os especialistas, só se pode enfrentar a alta taxa de incidência de câncer de pele na população brasileira com um trabalho sistemático de conscientização e de alerta para os riscos da doença.

A campanha de 2010 será no dia 27 de novembro, quando 250 postos de atendimento em todo o País estarão prontos para receber 35 mil
pacientes.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Informações sobre o roteiro do Tour de Prevenção podem ser obtidas pelo telefone 0800 723 9710 ou pelo site www.previnaocancerdapele.com.br.

 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: