Selected a language:

Final de ano: Faça um balanço da sua vida

Final de ano se aproximando e começamos a fazer um balanço da nossa vida: As metas estabelecidas foram cumpridas? Estamos satisfeitos com o nosso modo de vida? Por fim, percebemos que levamos mais um ano numa correria, sem tempo para nada e sempre estressado.

O Bemzen apresenta dicas do consultor Anderson Cavalcante*, para tornar esse momento de reflexão ainda mais proveitoso e ajudar a busca pelo bem-estar.


Desacelere o estresse e acelere a qualidade de vida


Você está com pressa? Não consegue parar um minuto sequer para prestar atenção em detalhes que completam o seu dia? Um estudo realizado pelo Internacional Stress Management Association do Brasil (ISMA – BR), revelou que o transtorno da pressa já atinge cerca de 30% dos brasileiros.

Esse fato não significa que os brasileiros estão doentes. Mas pode simbolizar o início de uma série de comportamentos que altera significativamente a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos, resultando em um nível elevado de estresse.

Então, por que estamos correndo na direção contrária do nosso bem estar?

Veja como acelerar a qualidade de vida e saúde em sua vida:

1- Seu propósito de vida é maior do que você imagina: Desacelere por um instante e comece se perguntando qual é o seu propósito? Qual é o legado que você quer deixar nessa sua passagem pelo mundo? Identifique essa resposta dentro de você e assuma o compromisso de cada dia dar um passo na direção da sua realização. Assim, passará a realizar as atividades com mais dedicação e atenção, pois elas te levarão ao destino escolhido;

2- Compromisso com você: Faça todos os ajustes necessários, desde se organizar na sua agenda privilegiando inclusive compromissos pessoais até mesmo um check-up físico e emocional. Lembre-se: a vida passa muito rápida então aproveite para viver de forma intensa, esse é o seu momento, faço-o ser proveitoso;

3- Esteja presente:
Não adianta ir caminhar no parque com um amigo ou companheiro sem estar presente, sabe aquela pessoa que está ligada no celular o tempo todo, ela pode dizer que estava em qualquer lugar menos com o amigo. Estar presente naquilo que você está fazendo é um estado de espírito, é decidir as pessoas que você quer estar e assumir verdadeiramente o compromisso com essas pessoas.

4- Você é o que você come: Não estou falando apenas do que você come com a boca, mas sim do que você come com os olhos quando decide se alimentar através do olhar de programas que só mostram tragédias e te deixam triste, do que você ouve quando resolve ouvir pessoas que não te acrescentam em nada. Do mesmo jeito que quando você não come algo saudável se sente mal, quando você olha e ouve coisas não saudáveis, não tenha dúvida, isso só irá fazer com que você se sinta mal.

5- Aceite que o dia tem 24h: você não terá mais tempo no dia para cumprir seus compromissos do que 24 horas corridas. Organize-se nesse período e não agende atividades excessivas. Nós somos muitas vezes os únicos responsáveis pela ansiedade que criamos para nós quando assumimos mais compromissos para a nossa vida do que somos capazes de dar conta. Então, aprenda a dizer não, dizer não é mais educado do que deixar de cumprir o combinado;

6-  Curta sempre o que realmente importa: Não se engane, vivemos num mundo capitalista mas aprenda logo que as coisas que realmente importam na vida elas custam zero, um eu te amo da pessoa amada custa zero, um cafuné dos seus pais custa zero, andar descalço num parque custa zero. Aprenda a esquecer o relógio, curta as pequenas e boas maravilhas que a vida te oferece o tempo todo. Eu acredito que qualidade de vida é você viver verdadeiramente a sua essência, aquilo que reforça em você a certeza que você está no caminho da sua plena realização.

(*) Anderson Cavalcante ([email protected]) é administrador de empresas com ênfase em Marketing e MBC pela University of Florida. É empresário e ministra palestra para as maiores empresas do país, que buscam realizar ações lucrativas, porém humanizadas. Autor dos best-sellers “O que realmente importa?”; “As coisas boas da vida”, lançado também na Europa, entre outras obras produzidas pela Editora Gente.

Crédito: Foto destaque da capa - Stock.XCHNG
 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: