Selected a language:

Árvores: chave da técnica agrícola sustentável

RIO DE JANEIRO, 1º de novembro (Tierramérica)* - Agricultores e cooperativistas do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, desenvolveram uma técnica agrícola de baixo consumo de água sem agroquímicos, baseada no plantio de árvores.

O principal fator do projeto Frutos da Agrofloresta, da Associação dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo e Cooperafloresta, é plantar árvores em meio aos cultivos.

“A sombra das árvores conserva a umidade do solo, reduzindo a necessidade de irrigação, enquanto suas raízes fornecem os nutrientes necessários, dispensando o uso de agroquímicos”, explicou ao Terramérica o presidente da Cooperafloresta, Pedro Oliveira de Souza.

O projeto, que acaba de conseguir patrocínio da Petrobras, busca divulgar os conhecimentos dos agricultores do Vale a todo o país. A técnica é transmitida por meio de cursos práticos nos locais onde é aplicada.


(*) Fonte: Site da Terramérica – Meio Ambiente e Desenvolvimento (notícia veiculada originalmente em Inter Press Service).

Terramérica é a plataforma regional de comunicação para o Desenvolvimento Humano Sustentável e Ambiente mais importante da região. Um projeto conjunto do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Banco Mundial (BM), com Inter Press Service (IPS) como agência de execução.

 

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    GrsbWOIvooBCuaABtv
    26/02/2012 09:34

    Seu pearzr de compreender o seu blog. Os artigos acima e realmente extraordinario, e eu realmente gostei de ler o seu blog e os pontos que voce expressa. Eu realmente gosto de aparecer de volta mais de uma base comum, posto muito mais dentro do topico. Obrigado por compartilhar continue escrevendo!

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: