Selected a language:

Aprenda a se amar: Você já é perfeito

Por Leo Babauta (*)

“Estar contente com o que você tem; se alegrar na maneira como as coisas são; quando você percebe que nada está faltando, o mundo inteiro pertence a você.” (Lao Tzu)

Muitas pessoas buscam informações sobre desenvolvimento pessoal porque querem melhorar alguma coisa sobre si mesmo. Elas não estão satisfeitas com suas vidas, estão infelizes com seus corpos e desejam ser pessoas melhores.

Uma descoberta poderosa que tem me ajudado é simplesmente isto: Você já é bom o suficiente, você já tem mais do que suficiente, e você já é perfeito.

Tente dizer isso para si mesmo, por mais piegas que possa parecer, só para ver se soa verdadeiro. Faz ressoar como algo que você já acredita (caso em que, provavelmente você pode parar de ler agora), ou esta afirmação não te faz se sentir bem? Você sente que há coisas que você ainda precisa melhorar?

A única coisa que eu aprendi, e não é uma verdade nova, mas que levei muito tempo para aprender, é que se você passar a se contentar com o que você é e onde você está na vida, tudo muda!

Considere estas mudanças:

  • Você já não se sente insatisfeito com você ou com sua vida.
  • Você não precisa mais gastar tanto tempo e energia desejando mudar e tentando mudar.
  • Você não precisa mais se comparar a outras pessoas, e desejar que você estivesse melhor.
  • Você pode ser feliz o tempo todo, não importa o que aconteça no mundo ao seu redor.
  • Ao invés de tentar melhorar a si mesmo, você pode gastar seu tempo ajudando os outros.
  • Você deixa de gastar tanto dinheiro em coisas que supostamente irá melhorar sua vida.
  • Você pode estar orgulhoso com isso, como eu.

 

 
OK, a última parte foi uma brincadeira, mas o resto é verdade, na minha experiência.

E aqui está outra percepção de que já escrevi anteriormente: Você já tem tudo que você precisa para ser feliz, aqui e agora.

Você tem olhos para ver? Você tem a capacidade de apreciar a beleza do céu, de verdura, de rostos de pessoas, de água; Você tem ouvidos para ouvir? Você tem a capacidade de apreciar a música, o som da chuva, o riso dos amigos; Você tem a capacidade de sentir a brisa fresca, a grama nos pés descalços, o cheiro da grama recém-cortada, flores, café, o gosto de uma ameixa, uma pimenta, um chocolate.

Isto é um milagre! Em vez disso, nós nos esforçamos para termos mais, quando já temos tudo. Queremos roupas melhores, aparelhos de frio, mais músculos, peitos maiores, grandes casas, carros com assentos de couro que fala conosco e massageia o bumbum. Somos insanos desse jeito.

O mais sensato é perceber que não precisamos de nada disso. Nós não precisamos melhorar nossas vidas. Nós não precisamos melhorar a nós mesmos, porque nós já somos perfeitos.

Depois que você aceita isso, você se liberta.

Você agora está livre para fazer as coisas, não porque você quer ser melhor, mas porque você ama. Porque você está apaixonada por tal coisa, e lhe dá alegria. Porque é um milagre que você mesmo pode fazê-lo.

Você já é perfeito. Estar contente consigo mesmo significa ter consciência de que lutar pela perfeição é baseado na ideia do que alguém acha o que é "perfeito"... E isso é tudo besteira. Perfeito é quem você é, não o que alguém diz que você deveria ser.

Além disso, por mais brega que isso possa soar, eu te amo, completamente e condicionalmente, e se todos os demais em seu mundo traí-lo e abandona-lo, você sempre terá a mim.

Fonte: Traduzido e adaptado do artigo “you’re already perfect”, publicado no blog Zen Habits

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: