Selected a language:

Na estante: A paz da esperança para as novas gerações

Deus faz bem às crianças

Uma sugestão de leitura especialmente para o Dia das Crianças, destinada aos pais, educadores, parentes e preocupados com a transmissão da fé para os pequeninos

Que imagem de Deus transmitimos às crianças que nos são confiadas? Como a igreja e o cristianismo são apresentados às crianças? Segundo os autores de Deus faz bem às crianças – A transmissão da fé às novas gerações (Edições Loyola), para falar de modo correto e eficaz do Pai de Jesus, deve-se contar com a ajuda das ciências humanas e da reflexão teológica. Nesta obra, Mariateresa Zattoni e Gilberto Gillini enfatizam que a relação familiar ou de trabalho educativo é característica fundamental da relação que, juntos, educadores e crianças constroem quando entram no clima da transmissão da fé.

Segundo os autores, o autêntico clima de fé é a oportunidade que a comunidade cristã oferece para o desenvolvimento das crianças. Essa convicção, que orienta todo o livro, refere-se, no fundo, à necessidade não só de fornecer àqueles que falam de Deus às novas gerações não tanto e somente sugestões operativas, mas de aumentar a própria fé e refletir sobre ela e sobre a sua transmissão.

O livro está dividido em quatro partes, nas quais os elementos de tipo teológico e pastoral integram-se com as ciências humanas, e por estas se deixam impelir. Cada parte se conclui com indicações narrativas concretas adequadas à criança.

A primeira parte explora a forma de como Jesus fala de seu contato com as crianças. A segunda parte, mostra, a visão relacional sistêmica da formação dos autores, e traz como a interação do diálogo descreve o mundo ao redor da criança. O tema do mal no mundo e o tema do amor do Pai, que desce com ternura sobre cada criança, são focos da segunda parte. A terceira parte analisa o grupo familiar e a amizade, as circunstâncias que envolvem a relação adulto e criança. Trata-se da diferente linha temporal na qual se move a criança em relação ao adulto, com a sensação de tempo, de sensibilização e formação com alguns relatos, como: inveja, mentiras e agressividade. A quarta parte ocupa-se do principal instrumento de transmissão voluntária e consciente da fé e apresenta, então, a premissa para o estímulo narrativo, que percorreu e foi exemplificado em todas as partes do texto.

A obra tem como apoio uma proposta de material narrativo, pois, de acordo com a afirmação de Oliver Sacks, referenciado psiquiatra e escritor: “As crianças gostam de histórias e as pedem, e são capazes de entender assuntos complexos, se apresentados sob a forma de histórias, quando a sua capacidade de compreender conceitos gerais e modelos ainda é quase inexistente”.
 
Este livro é indicado para pais, educadores, catequistas, professores, amigos, parentes próximos que se colocam no clima da transmissão da fé. Ele oferece sugestões operativas aos que falam de Deus às novas gerações, utilizando ferramentas modernas, incluindo histórias com as quais a criança se identifica, o que facilita a possibilidade de entendimento e aprendizado.
 
 
Sobre os autores:

Mariateresa Zattoni e Gilberto Gillini, graduados pela Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão e professores de cursos sobre casamento e família no Pontifício Instituto João Paulo II, são conhecidos consultores pedagógicos que trabalham no âmbito da família e na área da formação eclesial.
 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: