Selected a language:

VIII feira de humanidades e religiões : Evento reforça valores como fé, dignidade e cidadania

Repensar valores como a dignidade humana, o empreendedorismo e a espiritualidade é o principal objetivo da VIII edição da Feira de Humanidades e Religiões promovida pela Faculdade Arnaldo Janssen. O evento começa na próxima segunda, dia 04, e vai até quarta-feira (06 de outubro). A programação acontece sempre das 19h às 20h30 e inclui palestras sobre temas diversos e apresentações teatrais preparadas pelo corpo discente da instituição. A programação é gratuita, aberta ao público.

O diretor das Instituições Arnaldo Janssen, padre Renê de Oliveira, explica os motivos pelos quais a Feira de Humanidades e Religiões é uma das mais principais realizações semestrais da Faculdade e responsável por mobilizar funcionários, corpo docente e discente. “Nossa intenção é permitir uma formação crítica e abrir as nossas portas para informar a comunidade. Ressaltamos que, apesar do nome conter a palavra religião, nosso intuito não é nos retermos a um só dogma, mas reforçarmos valores como fé, dignidade, cidadania e responsabilidade social”.

Neste semestre, todas as atividades da feira estarão, de maneira direta ou indireta, relacionadas ao tema geral “Santo Arnaldo Janssen nos aspectos dos Direitos Humanos e Empreendedorismo”. Marcando o início da programação, o professor Daniel Torres de Cerqueira, secretário executivo da Associação Nacional de Escola Católica (AMEC) e ex-presidente da Associação Brasileira do Ensino em Direito (ABEDI) chega direto de Brasília para ministrar palestra sobre “Ensino Confessional: uma proposta de novos valores para a educação jurídica”.

O seu discurso será embasado em duas grandes questões: a situação atual do curso de Direito no Brasil e propostas para tentar superar as dificuldades enfrentadas pelo ensino jurídico. De acordo com ele, a graduação em Direito no país passa atualmente por muitos obstáculos. “Precisamos entender mais o perfil do aluno que chega ao curso superior. Muitas vezes ele é um estudante multimídia, que tem outros tipos de facilidade. Temos que ter também uma concepção de que o curso é teórico e prático ao mesmo tempo e não uma coisa ou outra. Tudo isso pode ajudar a compreender o baixo grau de aprovação dos bacharéis nos exames da Ordem e nos concursos públicos”, ressaltou.

No segundo dia de evento, 05/10, o professor José Márcio Ribeiro, sócio proprietário da Cinco W um H Consultoria e Especialista em Gestão de Qualidade e Gestão de Pessoas abordará o tema “O Empreendedorismo de Santo Arnaldo Janssen – a ideia que revolucionou a história da humanidade”. O assunto visa atender, além dos membros da comunidade externa, alunos do 1º ao 3º período do curso de Direito e do 1º ao 5º período da graduação em Administração.

Para encerrar as atividades, o professor Ribeiro apresenta mais uma palestra. Na quarta-feira, 06/10, ele abordará a “Espiritualidade, Educação e Diversidade Cultural no Testemunho dos Missionários da Congregação do Verbo Divino”. “Os meus dois discursos destacarão o aspecto empresário e empreendedor do Santo Arnaldo Janssen. Tendo esse aspecto como gancho, enfatizarei a ideia de que produtividade e valores morais não são incompatíveis. Quando você gerencia uma empresa com fortes valores, a ideia é que ela permaneça no mercado por muito tempo. Esse fenômeno pode ser observado em muitas empresas centenárias, que sobrevivem apesar das dificuldades”, explicou.

Os alunos do segundo período do curso de Direito apresentam também um teatro ressaltando as principais realizações da vida do Santo Arnaldo Janssen. Além disso, todas as turmas dos dois cursos da faculdade, Administração e Direito, apresentarão trabalhos acadêmicos sobre Direitos Humanos e Empreendedorismo.

Santo Arnaldo Janssen

Arnaldo Janssen nasceu em 1837 em Goch, uma pequena cidade alemã, e faleceu em 1909, aos 72 anos. Ao longo de toda a sua vida trabalhou arduamente em prol dos direitos humanos e da ajuda ao próximo. Ele foi o fundando da Congregação do Verbo Divino, que atualmente congrega mais de 6.000 missionários em 63 países.
 

Anote na agenda e confira a programação


Data: 04/10/2010 a 06/10/2010
Horário: 19h às 20h30
Local: Auditório das Instituições Arnaldo Janssen – Praça João Pessoa, 200, Funcionários. Belo Horizonte - MG
Inscrições e informações: 0800 606 3535

Programação


Segunda-feira – 04/10/2010

Tema: Ensino Confessional: uma nova proposta de novos valores para a educação jurídica
Palestrante: professor Daniel Torres de Cerqueira – secretário executivo da Associação Nacional de Escola Católica (AMEC) e ex-presidente da Associação Brasileira do Ensino do Direito (ABEDI)

Terça-feira – 05/10/2010

Tema: O empreendedorismo do Santo Arnaldo Janssen – a ideia que revolucionou a história da humanidade
Palestrante: professor José Márcio Ribeiro – sócio proprietário da Cinco W um H Consultoria e especialista em Gestão da Qualidade e Gestão de Pessoas

Quarta-feira – 06/10/2010

Tema: Espiritualidade, Educação e Diversidade Cultural no Testemunho dos Missionários da Congregação do Verbo Divino
Apresentação Teatral sobre a vida do Santo Arnaldo Janssen – alunos do 2º período do curso de Direito
Painel – trabalho dos discentes de Administração e Direito
 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: