Selected a language:

Fé: Deus age sobre o nosso nada

Deus faz as grandes coisas por meio dos pequenos. É para o pequeno e o humilde que Ele manifesta a Sua glória. Para os orgulhosos é difícil acolher a própria pequenez.

Somos apenas uma "poeirinha", mas Deus sempre volve o olhar d'Ele para nós. Agradamos a Deus quando admitimos que somos pequenos, pobres e humildes. Maria nunca quis ser grande, por isso o Senhor olhou para Ela.

Outro exemplo, ainda mais recente é o Papa João XXIII, o Papa bom. Ele só queria ser um pároco da Igreja, viver uma vida de simplicidade, pois sabia que era pequeno. Mas porque vivia em grande simplicidade, Deus o inspirava continuamente e o escolheu para o papado.

Deus pode fazer coisas grandiosas nas pessoas que assumem seu nada

Lembro que no início de meu sacerdócio, durante o papado de Paulo VI, Dom Antônio Afonso de Miranda, bispo de Taubaté, chamou-me e disse: "Esse documento [Evangelii Nuntiandi] é muito sério, precisamos colocá-lo em ação. Os batizados não são evangelizados. Faça alguma coisa; comece com os jovens". Eu vi inspiração nas palavras de Dom Antônio, me senti pequeno diante de algo tão grande, mas tive confiança de que o Senhor edificaria Sua obra sobre o meu nada.

Assim, comecei a realizar encontro com os jovens chamados Catecumenatos. Mais tarde os desafiei a darem um ano de suas vidas a Deus. Doze jovens começaram comigo a experiência de largar tudo para servir apenas a Deus e evangelizar.

Uma entre aqueles jovens acolheu o desafio de forma mais radical. Afirmou que não queria que fosse só um ano, mas estava pronta a dar toda sua vida ao Senhor. E foi ela, Luzia, a única entre os doze primeiros que permaneceu na jornada comigo até hoje. Naquele momento, ela assumiu sua pequenez e tal como Maria, tivemos a graça de assumir o nada que somos para que sobre este nada Deus pudesse fazer muito.

Por isso, digo aos meus filhos de comunidade: "O segredo é assumir sua pequenez. Se tivéssemos amado ainda mais nosso nada, Deus teria feito ainda muito mais coisas, mas mesmo assim o Senhor fez em nós maravilhas. É por isso que a Canção Nova existe".

Deus faz quando assumimos que somos pequenos e pobres. Para o Senhor nada é impossível, o segredo está aí. Louvemos ao Senhor que faz o impossível naqueles que reconhecem a sua pequenez.


Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova e Presidente da Fundação João Paulo II. É autor de 48 livros, milhares de palestras em áudio e vídeo, viajando o Brasil e o mundo em encontros de evangelização.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: