Selected a language:

Alongamento: Aumento da massa muscular

 

Alongamento aumenta a massa muscular, comprova pesquisa

 

Pesquisa realizada na UFSCar pela professora doutora Eliane Coutinho, da FisioCiência, comprova que alongamento contribui para a hipertrofia muscular

 

 A fisioterapeuta e doutora em plasticidade muscular Eliane Coutinho, diretora da FisioCiência, uma das principais certificadoras em Pilates no Brasil, realizou um estudo na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) para verificar os efeitos do alongamento nas células musculares. O estudo comprovou que os exercícios de alongamento, sem uso de carga, aumentam a massa muscular em toda a área trabalhada.

 

Segundo Dra. Eliane, alongamentos mantidos durante 60 segundos e com intervalos de 30 segundos, além de aumentarem o comprimento do músculo, também aumentam a área muscular (diâmetro da célula muscular). “O músculo consegue gerar uma adaptação plástica permanente com alongamentos lentos. O resultado é bem diferente do alongamento feito na academia antes da musculação, chamado de alongamento elástico, que trabalha apenas os componentes elásticos dos músculos e que faz com que o músculo volte a sua forma anterior após os exercícios”, explica.

Além de não ter contra-indicação, para um bom resultado o alongamento não precisa ser feito todos os dias. “O efeito é o mesmo quando praticado diariamente ou três vezes por semana”, afirma Dra. Eliane.

 

 Por isso, os exercícios de alongamentos, como os utilizados no método Pilates são indicados para quem quer ter um efeito duradouro da boa forma e para pessoas com encurtamentos musculares pós lesões traumáticas ou neurológicas ou com perda de massa muscular. “O Pilates, através de alongamentos lentos, promove o alongamento plástico permanente do músculo o que estimula a síntese de proteína que faz com que o músculo aumente sua área. Outra vantagem é que os exercícios de Pilates são funcionais, ou seja, o praticante pode usar no dia a dia o que faz nas aulas e isso ajuda a manter a massa muscular adquirida”, relata.

 

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    Jorge
    07/09/2010 23:54

    O alongamento é a hr mas chata na academia, porem necessario.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: