Selected a language:

Saúde bucal: Cuidados com a boca devem começar na primeira fase de vida do bebê

Quando pensamos em higiene bucal logo associamos a questão aos adultos, adolescentes e crianças maiores. Nem lembramos dos bebês. Isso mesmo. Eles também merecem atenção especial neste quesito. Quem fala mais sobre o assunto é a Dra. Fátima Caldeira, diretora-clínica do SPA Dental, localizado no bairro do Tatuapé, em São Paulo.

A especialista afirma que é ainda na barriga da mãe que os dentes dos bebês começam a ser formados. "A partir da 6ª semana os dentes de leite começam a se formar e os dentes permanentes a partir do 5º mês de vida intra-uterina", diz. "É nesta fase que a gestante precisa suprir seu organismo de grande quantidade de cálcio, vitamina D, fósforo e flúor. Neste período também devem ser evitados antibióticos à base de tetraciclina capazes de causar alterações nos dentes permanentes, como manchas acinzentadas no esmalte", conclui.

Outro cuidado que a gestante deve ter é em relação à ingestão de flúor. Essa ação deve ser sempre orientada pelo seu médico ou dentista, pois o excesso da substância pode levar a uma fluorose, caracterizado pela presença de manchas brancas ou acastanhado nos dentes, além de deixá-los quebradiços e porosos.

A amamentação natural não faz somente bem para a saúde física e mental do bebê. Ela também é importante para a saúde dos dentes. Segundo a Dra. Fátima, esse hábito favorece o desenvolvimento adequado dos músculos faciais, estimula a respiração nasal e o correto posicionamento da língua durante a deglutição, o vedamento labial, e ainda promove o correto desenvolvimento da cavidade oral, impedindo o estabelecimento da má oclusão, evitando o uso de aparelhos ortodônticos no futuro.

Quando o bebê começar a ingerir outros alimentos, além do leite materno, é importante cuidar da higiene bucal. Para isso, é necessário fazer a limpeza da gengiva com uma gaze umedecida em água enrolada no dedo da mãe.

Após o aparecimento do primeiro dentinho, por volta do seis meses de vida, faz-se necessário uma higienização com escovas tipo dedeiras, feitas de silicone, que facilitam a escovação destes primeiros dentes pela mãe. Neste período, também se torna necessário à visita regular ao odontopediatra.

A escovação após a ingestão de alimentos é fundamental, principalmente se a criança tiver o hábito de mamadeiras noturnas, que, sempre que possível, devem ser evitadas.
Existem no mercado vários tipos de escova, divididos por faixas etárias, o importante é a escolha da pasta dental: até os sete anos de idade, período de formação da dentição definitiva, deve-se usar pastas sem flúor, pois a ingestão destas pastas pode levar a uma fluorose.

Receita para promover uma saúde bucal do seu bebe:

• Ter uma boa alimentação durante a gestação;
• Não ingerir antibióticos ou vitaminas com flúor sem orientação medica durante a gestação;
• Amamentar seu bebê de forma natural até os seis meses de idade;
• Evitar mamadeiras contendo líquido açucarado;
• Eliminar as mamadeiras noturnas;
• Não utilizar chupetas adoçadas em mel, açúcar, etc.
• Cuidar da higiene bucal do bebe, mesmo quando ainda não existem dentes;
• Utilizar dentifrícios próprios para a idade, evitando pastas com flúor até os sete anos de idade;
• Visitar o dentista regularmente.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: