Selected a language:

Fé em Deus: Os leigos podem ir aonde os padres não chegam

Estamos no tempo da misericórdia, em que o Senhor se põe de braços abertos para acolher a todos que vêm a Ele. Deus é sempre misericordioso, mas também é justo. Portanto, ninguém deve perder tempo. O Senhor está esperando por todos nós.

Assim como nos conta o evangelho de Mateus, em que o proprietário da vinícola sai várias vezes ao dia em busca de operários para colher suas uvas, a fim de que nenhum cacho se perca, também Deus busca operários para evitar que um cacho de uva sequer apodreça no chão. Figurativamente, você já entendeu que é chamado a ser evangelizador e entrar no trabalho do Senhor.

Há que se dizer que na Igreja há lugar para todos. Mas, na evangelização, os leigos podem ir aonde os bispos e os padres não podem. A família é o primeiro lugar. Quem é pai, mãe, filho ou filha pode ser o primeiro apóstolo da própria casa. Dizemos que "santo de casa não faz milagres", mas a grande arma não está na boca; a grande arma está nos joelhos: reze, reze, reze. Chegue até a cama de seu filho quando ele estiver dormindo e reze por ele. Você ficará surpreso com o resultado. Mas antes é preciso que você queira ardentemente a salvação de seus filhos.

Muitos são os filhos e filhas que se sentem movidos a resgatar o pai e a mãe também. Infelizmente, na nossa cultura ainda há muitos pais "durões" e que não vão à igreja. Eles precisam ser resgatados pelo Senhor e, é claro, você não quer que eles se percam. Você sabe que não basta que eles sejam "bonzinhos". Eles precisam voltar a Deus, aos sacramentos. Se nós rezarmos ao Senhor pelos nossos pais e avós, o Senhor buscará o momento para salvá-los, nem que seja o último dia.

A missão do leigo é belíssima. Ele está em lugares onde nós padres não podemos estar. O local de trabalho é outro desses lugares. Precisamos querer a salvação dos nossos colegas de trabalho, das pessoas que Deus coloca em nosso caminho. No ambiente de trabalho, você pode falar com essas pessoas e, principalmente, agir. Pode acontecer que a sua própria presença, como alguém do Senhor, incomode. Por isso, você não pode ser uma pessoa chata. Nós não somos "carolas", como alguns dizem, mas eles também reconhecem que nós fazemos a diferença. Em momentos importantes, é a nós que recorrem; em nós podem confiar e sabem disso. Então, releve as agruras do dia a dia. Reze e não perca a ocasião de ser um apóstolo da última hora. Realize a sua missão.

Está na hora de acordarmos e darmos tudo de nós. Jamais duvide que o Senhor nos dará o pagamento "daquele que trabalhou o dia todo". Saiba que o Senhor quer dar esse pagamento a você. Portanto, comece por onde puder começar. Se você ainda não tem o aprendizado de um apóstolo, fale daquilo que você é hoje, daquilo que você conseguiu. Já disseram que a vida fala mais que mil palavras.


*Monsenhor Jonas Abib é fundador da Comunidade Canção Nova, que tem 31 anos de vida e há um ano foi elevada pelo papa Bento XVI à condição de Associação Internacional de Fiéis.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: