Selected a language:

MÉDICO EXPLICA:: Qual o melhor tratamento para a queda de cabelos de origem genética?

Para impedir ou minimizar os danos que a queda de cabelos acarreta, diversas pessoas buscam tratamentos especificos que prometem reverter esse quadro, sonhando com a possibilidade de recuperar os cabelos perdidos, mesmo que parcialmente, uma vez que o incômodo que acompanha a perda capilar é grande e já foi descrita como causadora de perda de qualidade por revistas médicas de alto conceito.

Mas será que há um tratamento efetivo para a calvície? E, se há, qual seria o melhor?

Pesquisas científicas mostram que existem medicações que agem com alguma efetividade, mais em alguns casos do que para outros. Isto pode ser percebido na rotina clínica, na medida que analisamos cada caso individualmente. Uma parcela de pacientes relatam experiencias com medicamentos e nem todos são bem sucedidos, mas todos já chegam com uma pré-concepção sobre tratamentos e medicamentos disponiveis no mercado. Mesmo crendo que alguns medicamentos são menos efetivos que outros, percebo que a maneira como o princípio ativo se comporta em um paciente pode ser completamente diferente da forma como se comporta em outro.

Não é raro ver excelentes resultados com medicamentos considerados pouco efetivos e ao mesmo tempo que vemos resultados completamente insatisfatórios com medicações consideradas melhores.

Mas, o que faz com que isto aconteça? Como saber qual paciente irá se adequar mais a um tipo de tratamento do que a outro?

Isso é determinado pela experiência em clínica. Quanto mais estudo, leio, participo de congressos, converso com colegas e atendendo meus pacientes, mais claros vão ficando os sinais que mostram quais os melhores pacientes para este ou aquele medicamento. Não se trata de qual medicamento é melhor, mas de qual paciente se dará melhor com este ou aquele medicamento. Para isto, o trabalho do médico de analisar o paciente como um todo é essencial. Não só porque poderemos avaliar de forma mais ampla o problema e chegar a um diagnóstico mais preciso, mas também porque poderemos definir qual é a melhor forma de atingir sucesso no tratamento.

Muitas vezes uma medicação que se adapte perfeitamente ao paciente e corrija seu problema é suficiente. Tambem há a possibilidade de definirmos não apenas uma, mas duas ou mais opções terapêuticas. Principalmente nos casos mais difíceis. Ainda assim, escolher a melhor composição de fármacos e/ou procedimentos deve ser feita de forma meticulosa, respeitando a saúde e os objetivos traçados por paciente e médico na consulta.

Para finalizar, a resposta à pergunta do título deste texto deve ser que o melhor tratamento para a queda de cabelo androgenética não é este ou aquele medicamento, mas o resultado de uma equação baseada nos seguintes fatores: história clínica do paciente, exames físicos e complementares, todos esses fatores somados ao estilo de vida e objetivos planejados pelo médico e paciente com base na qualidades dos medicamentos e procedimentos que serão usados no tratamento. O resultado será a adequação perfeita do paciente ao tratamento com obtenção de sucesso terapêutico.

Não existe um tratamento melhor do que outro, existem apenas pacientes mais aptos para determinada medicação do que outros. Encontrar a forma correta para cada um é o que faz com que alguns tratamentos tenham mais sucesso em seus objetivos.



Dr Ademir Júnior - CRM-SP: 92.693

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: