Selected a language:

Você ronca?: Saiba os mitos e verdades sobre o distúrbio

O ronco é um dos principais distúrbios de sono dos mais de 70 conhecidos, atingindo mais de 30% da população brasileira. Ele representa um problema tanto para o paciente quanto para o companheiro, visto que pode resultar em sérios danos à saúde, além de contribuir para a diminuição da qualidade do sono.

Durante a noite, a musculatura da garganta relaxa e a passagem de ar pode ser parcialmente bloqueada. Quando o ar consegue ultrapassar esse bloqueio, as estruturas da garganta vibram e chacoalham, causando o som familiar do ronco. Quanto maior o bloqueio de ar, maior a intensidade do ronco.
 
Para entender melhor algumas das questões relacionadas ao ronco e os distúrbios do sono, conheça agora alguns mitos e verdades sobre esse mal:

- Quem ronca tem má qualidade de sono
Verdade. O ronco pode causar a famosa apneia do sono. Quando o ar não consegue chegar aos pulmões, o cérebro manda um sinal de que a pessoa deve “acordar” e assim desobstruir a passagem da respiração. Esse intervalo é conhecido como apneia do sono, muito comum em pessoas que roncam.

- Roncar incomoda e cria problemas aos parceiros
Verdade. Para o parceiro (a) que dorme com uma pessoa que ronca, o cansaço no dia seguinte pode ser um problema sério. Muitas vezes ele é acompanhado da sonolência, fadiga, irritabilidade e até depressão.
 
- A obesidade é a causa do ronco
Mito. A obesidade é uma das doenças relacionadas. Quem está acima do peso precisa procurar tratamento médico, mas o ronco também pode estar relacionado a outros fatores.
 
- Mulheres roncam mais que os homens
Mito. Segundo o estudo brasileiro realizado pelo Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo, acima dos 40 anos, cerca de 25% das mulheres roncam, enquanto os homens chegam a 36%.
 
- Ronco tem cura
Verdade. Além da mudança no hábito de vida, o ronco pode ser resultado do excesso de peso, problemas de má respiração e na faringe, a pessoa que ronca precisa procurar auxílio médico.
 

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    gabriel
    22/04/2010 14:01

    gostei, vou recomendar

  2. #2
    Maura
    28/07/2010 18:55

    Legal estas informações. Mas qual médico a ser procurado? Qual é a especialidade?

  3. #3
    luana
    01/08/2010 00:01

    pow eu dorei tudo que tia escrito

  4. #4
    Rita
    01/08/2010 09:24

    Legal demais!

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: