Selected a language:

Apiterapia: A contribuição para a saúde vinda do reino animal

A Apiterapia se faz através da utilização das abelhas, do mel e de seus derivados como método terapêutico. Este tipo de terapia é usada há mais de 2000 anos. Nos textos de Hipócrates já se encontrava algo a respeito. As principais substâncias utilizadas na Apiterapia são: Mel, o veneno das abelhas, própolis, geléia real e até mesmo o pólen.

No Egito, o veneno das abelhas já era recomendado no tratamento de reumatismo e artrite. Quando injetado diretamente nas juntas do corpo, é um remédio efetivo no combate ao reumatismo.

O própolis possui propriedades antioxidantes que protegem o corpo dos radicais livres. Também é muito usado para infecções na garganta e rouquidão.

Para o homem, a Geléia Real tem uma ação estimulante para o organismo e ajuda na tonificação da pele, alivia a ansiedade, fortifica e estimula o sistema imunológico, aumenta o apetite e tem um comprovado efeito anti-gripal. A Geléia Real é encontrada para a venda em forma de geléia e deve ser mantida na geladeira ou freezer. Ela também é encontrada junto com o mel, em cápsulas, ou em combinação com outros produtos derivados das abelhas. Também é usada na produção de cosméticos, já que a gelatina é um de seus componentes e uma forte aliada na manutenção de uma pele com aspecto jovem e saudável.

O pólen das abelhas rejuvenesce o corpo, estimula órgãos e glândulas, e aumenta a vitalidade. A habilidade do pólen de aumentar consideravelmente os níveis de energia fazem com que ele seja uma substância favorita entre muitos atletas de importância mundial e naqueles interessados em sustentar a performance.

Mas antes de ser iniciar o tratamento terapêutico é essencial que seja feito um teste de alergias. Reações alérgicas graves, já ocorreram após um único contato com o veneno de abelhas ou uma única dose de geléia real.

Complementos na dieta também são importantes no acompanhamento da Apiterapia, como ingestão de vitamina C e E, pouca proteína e muitas fibras.
Um modo saudável de se manter bem.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: