Selected a language:

Oração do dia: Santo Antônio de Pádua

Ó Deus, nós vos suplicamos que a festa de Santo Antônio, vosso confessor e doutor, alegre a vossa Igreja para que, fortalecida sempre com os auxílios espirituais, mereça gozar as alegrias eternas. Por Jesus Cristo. Amém.

O Santo

Antônio, cujo nome de batismo é Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo, nasceu em Lisboa em 1195. Aos 15 anos entrou no Colégio dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, onde adquiriu e aprofundou conhecimentos de teologia, filosofia e ciências.

Em 1220 entrou na Ordem Franciscana com o nome de Antônio Oliveira partindo logo depois para o Marrocos. Acometido por uma doença durante a viagem teve frustrados seus planos de missionário. Na volta do Marrocos um acidente arrastou sua embarcação para as costas sicilianas. Morou alguns meses em Messina, no convento dos franciscanos, até que seu superior o levou a Assis onde conheceu pessoalmente "o trovador de Deus", Francisco de Assis. Viveu a vida eremítica num convento perto de Forlí onde foi incumbido das funções de cozinheiro. Frei Antônio viveu na obscuridade até que, percebendo seus dons de pregador, os superiores enviaram-no a pregar pela Itália e França. Anônio passou a ter morada fixa num convento de Arcella, de onde saia para pregar aonde quer que dele precisassem. Percorreu toda a Europa combatendo as heresias de sua época. Morreu em Arcella no ano de 1231. O "santo", como era chamado em Pádua, foi canonizado um ano após sua morte, apoiado por uma crescente popularidade.

Santo Antônio é doutor da Igreja e padroeiro de Portugal. Foi um dos pregadores itinerantes mais conhecido do século XIII e São Francisco o chamava de "meu bispo". Sua popularidade chegou ao Brasil via colonização portuguesa, mais precisamente por influência dos frades franciscanos. A popularidade de Santo Antônio advém também do fato de ele ser considerado pela tradição um santo casamenteiro.

 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: