Selected a language:

Uma hora no escuro: Movimento "Hora do Planeta" alerta contra aquecimento global

No dia 27 de março deste ano, algumas luzes dos principais monumentos do Rio de Janeiro e do Brasil irão se apagar por uma hora. A ação é conhecida mundialmente como “Hora do Planeta”, ou Earth Hour, e serve como alerta contra o aquecimento global.

Além do Cristo Redentor e da Praia de Copacabana, que tiveram suas luzes apagadas em 2009, a Prefeitura do Rio do Janeiro também irá desligar os refletores do Arpoador e da Igreja Nossa Senhora da Penha, levando o evento para a Zona Norte da cidade. A Prefeitura também contatará o Exército para incluir o Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, na lista dos ícones cariocas que participarão da Hora do Planeta. Também já estão confirmadas as participações do morro do Pão de Açúcar, da Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz - e do Jockey Club Brasileiro.

O WWF, responsável pelo movimento, espera contar com a adesão de mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Para o País, a expectativa do WWF-Brasil é de aumentar o número de 113 cidades que aderiram à Hora do Planeta em 2009. Segundo Álvaro de Souza, presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil, “a intenção do ato simbólico de apagar as luzes ajuda a criar uma verdadeira onda de conscientização e mobilização da sociedade em relação ao aquecimento global. Só não vê as mudanças climáticas quem não quer. O planeta e o clima estão mudando, e por nossa culpa”, alerta Álvaro de Souza.

A iniciativa, em sua segunda edição no Brasil, ocorrerá das 20h30 às 21h30, e terá o Rio de Janeiro como cidade-sede nacional.

Hora do Planeta
No Ano Internacional da Biodiversidade, o objetivo da Hora do Planeta no Brasil é conscientizar a sociedade sobre a importância da conservação e recuperação das matas, florestas e recursos hídricos nacionais como forma de proteção e adaptação contra as mudanças climáticas, bem como para reduzir emissões de gases do efeito estufa causadas pelo desmatamento.

Em 2009, milhões de brasileiros apagaram suas luzes e mostraram sua preocupação com o aquecimento global. No total, 113 cidades do país, incluindo 13 capitais, participaram do movimento. No mundo, 4088 cidades de 88 países aderiram ao movimento na última edição.
 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: