Selected a language:

Tai Chi Chuan: Método Oriental ajuda no combate ao Alzheimer

Pesquisa com idosos recebe prêmio do hospital Albert Einstein

Durante evento em comemoração ao Dia do Médico, realizado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, capital, uma pesquisa envolvendo estudos sobre a prática de um método de tai chi chuan foi premiada em uma disputa que envolveu 44 artigos.

O prêmio Eric Roger Wroclawski, na categoria saúde multiprofissional, foi entregue ao artigo desenvolvido pela Doutora Juliana Yumi, que utilizou um método de pratica de tai chi chuan desenvolvido pela diretora presidente da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan (SBTCC), Maria Ângela Soci.

A pesquisa foi realizada no Hospital das Clinicas, São Paulo, dentro do PROPES (Programa de envelhecimento saudável) idealizado pelo Dr. Wilson Jacob.

De acordo com o artigo, a pratica da atividade resultou em significativa melhora da memória e da auto-percepção (queixas relatadas) das 26 idosas (acima de 60 anos), analisadas, em apenas três meses de exercícios.

Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan, SBTCC, abre em seu site espaço para interessados em se cadastrar para receber aulas e orientações para se qualificar para se prevenir, ou, cuidar de familiares e idosos. O cadastro é gratuito pelo site www.sbtcc.org.br.

Nas últimas décadas vem ocorrendo um envelhecimento populacional devido a uma contínua queda da fecundidade e aumento da expectativa de vida. Portanto, a procura por intervenções para reduzir a prevalência de afecções relacionadas à idade avançada tem se tornado cada vez mais necessária.

É bom salientar que o tai chi chuan contribui de forma terapêutica, física e mental, sendo de todas as praticas a mais suave e fácil de ser aprendido.
Seu poder de rejuvenescimento tanto físico como mental, tem sido comprovado, pois, abaixa a pressão sangüínea, irriga as juntas, estimula a circulação, constrói os músculos e mobiliza o sistema imunológico, tudo isso sem stress ou tensão.

Estudos publicados no ocidente e no oriente mostram que mesmo sendo um tipo de exercício de baixa velocidade, o Tai Chi Chuan ainda melhora a saúde cardiovascular e a forma das pessoas, além de aliviar os estados depressivos.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: