Selected a language:

Saúde: Terapias alternativas auxiliam no tratamento da hipertensão

Terapias alternativas são eficazes no tratamento da hipertensão.Esta doença pode ser agravada por vários fatores, como o fumo, o álcool, o sedentarismo e o excesso de sal na alimentação, sendo que estes são os de mais fácil controle.

A pressão arterial sobe toda vez que aumentamos a atividade física, ou simplesmente pensamos em realizá-la. Tão logo realizemos esta atividade ou cessemos de pensar nela, a pressão arterial tende a voltar ao normal.

Vamos imaginar a seguinte situação: você está com raiva de uma pessoa, tem vontade de "torcer o pescoço dela" ou então, de "falar umas verdades" para ela. Sua pressão arterial sobe, seu corpo se prepara para enfrentar esta situação, mas você se cala e não realiza a atividade física correspondente, pois exerce o autocontrole. O que acontece? A atividade física fica só na sua cabeça, nos seus pensamentos, não acontece a ação que ajudaria a liberar a tensão e, consequentemente, você não relaxa e a pressão arterial não desce.

A repetição do fato gerador do impulso agressivo realimenta a pressão, que por sua vez sobe e não encontra mecanismos de liberação, ou seja, ação. É formado um círculo vicioso, aonde a raiva gera aumento da pressão, o autocontrole impede que ela seja expressada e assim, sucessivamente, até que os sintomas físicos da pressão interna vivida por você se manifestem externamente: TONTURAS, DORES DE CABEÇA E DORES NA NUCA.

O sistema circulatório - sangue, coração e vasos - é a mais pura expressão do nosso dinamismo, de nossa atuação no mundo, do nosso EU. Se o autocontrole for demasiado, se não houver mecanismos de escape, cria-se uma situação de pressão contínua, que de forma lenta, porém inexorável, acabará alcançando um ponto crítico e "explodindo" na forma de HIPERTENSÃO. É preciso encontrar um meio de caminho entre a expressão total de sua raiva e o autocontrole. Este caminho só é possível através do autoconhecimento, do entendimento de seus limites e de vias alternativas de escape.

DICAS PARA COMBATER A HIPERTENSÃO:

Reduzir o fumo

Reduzir o consumo de álcool

Seguir uma alimentação saudável, evitando frituras, excesso de sal e gorduras

Praticar atividade física aeróbica: caminhe, nade ou ande de bicicleta , pelo menos três vezes por semana


Invista no seu hobby. Se não tiver nenhum, encontre um que a ajude a expressar sua emoções

Meditação: Comece meditando dez minutos por dia e aumente conforme suas possibilidades. É incrível o que estes minutos podem fazer por você!


Água de berinjela: corte uma fatia longitudinal da berinjela incluindo a casca e pique-a. Coloque os pedaços em um copo com água, deixando de molho a noite toda. Pela manhã é só coar e beber. Faça isso por três meses e reavalie a necessidade. É importante não misturar a berinjela à laranja, pois uma anula o efeito da outra!

Pergunte-se: Há harmonia entre o que eu sinto, penso e realizo?

Reiki: O Reiki é uma terapia energética que possibilita o relaxamento profundo, aliviando a tensão e, com isso, diminuindo a pressão interna que leva à hipertensão.

Terapia floral: Os florais trazem um profundo conhecimento de si mesmo, além de harmonizar corpo, mente, alma e espírito.
FLORAIS PARA RAIVA:
Bach: HOLLY
Minas: CAMELLI
Saint Germain: ROSA-ROSA

Os florais embora não apresentem contra-indicações, devem ser indicados por um terapeuta habilitado.

Laura Magalhães é terapeuta holística - CRT 31217
End: Rua California,76g - Brooklin - SP - SP
Fones: (11) 240-2821 ou 5542-2220

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: