Selected a language:

Em forma no Carnaval: 10 dicas para curtir a folia com tudo em cima

Além de uma boa alimentação, o ideal é intensificar treino nas semanas que antecedem à folia

A Contours, rede internacional de academias dedicada exclusivamente às mulheres, montou um roteiro com dez dicas para os foliões curtirem o Carnaval com muita disposição e saúde, combinando uma dieta equilibrada com um bom preparo físico.

A alimentação correta é o primeiro passo para evitar uma intoxicação durante o Carnaval. De acordo com a nutricionista da Contours, Mariana Duro uma dieta balanceada, garante a reposição de energia.

"Capriche em um cardápio com carboidratos, como pães, biscoitos e macarrão, de preferência integrais, pois são responsáveis pela energia do corpo, e inclua frutas, legumes e verduras para manter os sais minerais. Compor uma boa alimentação com baixa ingestão de fritura evita uma intoxicação alimentar e mantém o folião sempre disposto", finaliza.

O cuidado com a hidratação é mais uma recomendação da nutricionista, pois, segundo ela, durante as festas de Carnaval é comum as pessoas passarem mal devido a desidratação.

"A combinação de calor e excesso de atividade durante os dias de folia aumenta a perda de água e sais minerais. Por isso, é essencial que haja a ingestão de bebidas hidratantes, como água, chás, água de coco e sucos de fruta", afirma Mariana Duro, nutricionista da Contours.

Ela alerta que refrigerantes e bebidas alcoólicas não repõem o líquido perdido durante a folia. "Além disso, é sempre bom lembrar que passar horas de folia sob o sol exige o uso de um bom protetor solar, assim como um boné para ajudar a conter os raios ultravioletas", recomenda.

Além da alimentação, o corpo também precisa de preparo. Durante a folia de Carnaval, são as pernas que recebem o maior impacto e por isso é fundamental intensificar o treino de membros inferiores. "Temos como conduta orientar aquelas alunas que vão brincar o Carnaval a focar o treino na musculatura da perna. A cada exercício acelerar o movimento para ganhar resistência", explica Fabianna Queiroz, consultora de fitness da Contours.

O trabalho aeróbico também merece destaque para aumentar a capacidade cardiorespiratória do folião. Muitas alunas voltam das férias com aumento de peso e ainda fora do ritmo, assim trabalhar com a frequência aeróbica é muito importante para aguentar a folia.

De acordo com Fabianna, o trabalho aeróbico e da musculatura dos membros inferiores não vale apenas para quem já treina assiduamente, os sedentários assumidos podem iniciar um treinamento com a preparação para o Carnaval. "Mesmo a poucas semanas da folia, ainda é possível iniciar uma atividade física. Nunca é tarde para começar, mas vale lembrar que o exagero pode causar sérias lesões, por isso procure sempre a orientação de um profissional", orienta Fabianna.

Além da preparação para a folia, alguns cuidados durante o Carnaval ajudam a evitar futuras lesões na musculatura. Um bom alongamento antes e depois de ir para o baile ou avenida garante o pique no dia seguinte. Outro fator importante para um Carnaval saudável é a alimentação. A primeira providência é manter o corpo hidratado com uma ingestão de pelo menos três litros de água nos dias de folia.

10 dicas para se preparar para o Carnaval

1 - Aumente a intensidade de exercícios aeróbicos. Mesmo quem não pratica atividade física pode iniciar um treino.

2 - Priorize os exercícios direcionados para os membros inferiores (pernas) e abdômen para proteger a coluna.

3 - Faça alongamentos antes de ir para a avenida e repita a série quando chegar para evitar lesões.

4 - Tenha cuidados especiais com os pés: faça movimentos circulares no sentido horário e em seguida no sentido anti-horário.

5 - Ingerir, em média, três litros de líquido diariamente. Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas.

6 - Não se esqueça de passar sempre o protetor solar se for brincar o Carnaval durante o dia.

7 - Preferencialmente coma alimentos mais leves, como frutas e verduras, para repor a perda de sais minerais.

8 - Antes da folia, faça uma alimentação rica em carboidratos para manter sua disposição em alta.

9 - Vista roupas leves e claras para facilitar a transpiração.

10 - Opte por calçados confortáveis, como tênis ou sapatilhas. Evite as sandálias para não machucar os pés.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: