Selected a language:

Energize-se no Carnaval: Florais de Bach ajudam a resistir ao desgaste da folia

Sol exagerado, cansaço físico, ressaca... os sintomas do Carnaval podem ser amenizados com o uso das poderosas gotinhas de Bach


O Carnaval é uma das festas mais comemoradas pelo brasileiro. Porém, a mistura de calor, folia, bebida e muita animação, pode trazer, também, alguns 'inconvenientes' que podem ser amenizados com os Florais de Bach.

A educadora e Practitioner Maria Aparecida das Neves elenca, abaixo, algumas situações:

Sol em exagero - Você exagerou na exposição ao sol? Use o Creme Rescue para aliviar o ardor e não descamar a pele. O Creme Rescue é composto pelos cinco florais que compõem o Rescue Remedy - Star of Bethlehem, Rock Rose, Cherry Plum, Clematis e Impatiens - , além do Crab Apple. É um creme umectante que regenerasua pele e ajuda na cicatrização e na melhora de hematomas, escoriações, picadas de insetos e alergias. Ele pode ser usado nas mãos, no rosto e no corpo, já que hidrata a pele. Se a queimadura for mais intensa, misture algumas gotinhas de óleo essencial de lavanda ao Creme Rescue: você vai sentir todo o frescor deste preparado.

Imprevistos desagradáveis - Infelizmente, durante o Carnaval, nem sempre a alegria reina o feriado inteiro. Também é comum ouvirmos casos ou presenciarmos brigas, acidentes diversos e assaltos, entre outras ocorrências. "Para os que ficaram chocados, muito nervosos ou assustados com algum caso desses, recomendo o Rescue Remedy em gotas ou spray", diz. "Este é um composto dos Florais de Bach originais para ser usado em situações de emergência. Ele promove equilíbrio das emoções e permite que a pessoa se sinta muito melhor. É o floral para termos sempre conosco para um socorro, quando necessário."

Preocupações: emoções a flor da pele - Se a preocupação for com relação aos filhos nesses dias de folia, o floral indicado é o Red Chestnut. Se o medo for de que algo ruim possa acontecer, sem saber exatamente o quê é esse medo, o floral indicado é o Aspen. Se o medo for facilmente identificado - envolver-se em brigas, perder-se do grupo, afogamento nas praias, etc - então o floral será o Mímulus.

Para encarar a festa com pique total ou para enfrentar a ressaca - Para aquela sensação de moleza que dá depois de um dia de sol - e assim recarregar a bateria antes da balada - opte pelo uso do floral Olive. Este é um verdadeiro 'revitalizadorde energias' que poderá ser usado de maneira preventiva, antes da festa, ou depois dela, quando você estiver cansado ou desvitalizado, sentindo-se sem energia vital.

Mais sobre os Florais de Bach

O médico inglês Edward Bach, na década de 30, descobriu um sistema universal de cura: os chamados Florais de Bach. A cura, neste caso, não era física, mas sim emocional, afinal, para ele a desordem dos sentimentos e emoções se refletia em malefícios no corpo - uma constatação, atualmente, muito fácil de entender.

Os Florais de Bach são 38 essências feitas a partir de plantas e florais, 'gotinhas' que ajudam as pessoas a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia e as que surgem motivadas por alguma situação específica - perdas, traumas, etc. Com as emoções em ordem, é possível ter um corpo saudável, livre de qualquer mal.

Bach identificou 38 estados negativos da mente como medo, incerteza, solidão e desalento, entre outros. Para cada estado de ânimo ele encontrou uma planta e criou uma essência floral para tratá-lo.

A chave para receitar as essências é justamente reconhecer como a pessoa está se sentindo e verificar qual essência corresponde com o estado de espírito descrito. É o passo mais importante para equilibrar as emoções. São muitos os relatos de pacientes que, ao tomarem floral, conseguiram controlar seus sentimentos e passaram a aproveitar melhor a vida.

O sistema criado por Bach tem ainda outras vantagens: é totalmente natural, não é algo caro e não têm contra-indicação. Esta forma de tratamento tem sido utilizada, cada vez mais, por terapeutas e pessoas comuns que buscam o equilíbrio com a ajuda de métodos naturais.



Maria Aparecida das Neves é Practitioner e educadora há mais de dez anos. Foi co-autora do livro "Florais de Bach" lançado pela revista Caras (Editora Abril, Coleção Caras Zen) e produziu uma iniciativa inédita, o CD "Música para os Florais de Bach", desenvolvido em parceria com os músicos Adriano Grineberg e Edu Gomes.

informações: [email protected].

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: