Selected a language:

Hábitos Alimentares X Qualidade de Vida : Conheça sua máquina

As doenças do coração, ou cardiovasculares, são as campeãs de mortalidade: ceifam 600.000 pessoas todos os anos no Estados Unidos. Comprovando os número, todos conhecemos alguém que morreu de ataque cardíaco, derrame cerebral(avc-acidente vascular cerebral), ou enfarte. No entanto, esse quadro pode ser mudado. Basta querer.

Seu coração é o principal órgão do sistema circulatório. Tem o tamanho do seu punho, é oco, e divide-se em 4 cavidades formaas por músculos em forma de bolas. É o mais forte e resistente do seu corpo: bate mais de 100.000 vezes por dia, bombeando mais de 2.000 galões de sangue no período. Aumenta ou diminui essa quantidade conforme suas atividades. Exercícios suaves exigem até 4 vezes mais sangue nos músculos. Já os intensos, podem requerer até 15 vezes mais do que em descanso.


Noventa e seis mil Quilômetros!

Para conduzir essa quantidade enorme de sangue recém oxigenado, seu corpo possui noventa e seis mil quilômetros de artérias e vasos. São tubos flexíveis de várias camadas, em músculos elásticos e tecidos fibrosos. Esses tubos dividem-se em ramificações semelhantes a raízes e galhos de uma árvore. Os mais finos, são denominados capilares, e chegam a ter diâmetro até trinta vezes menor do que um fio de cabelo e por isso, precisam de microscópio para ser observados e estudados. São eles que nutrem individualmente as células, vão em todas as direções até as extremidades, suprindo oxigênio e sangue em todas as partes.

Cada vez que seu coração bate, uma onda de sangue é enviada às artérias, dilatando suas paredes. Quando o coração bate, uma onda de sangue é enviada às artérias, dilatando suas paredes. Quando o coração relaxa para descansar entre uma batida e outra, o sangue é impedido de voltar pelo fechamento da válvula. Então, as paredes das válvulas se contraem, impelindo o sangue até as extremidades pelos vasos capilares.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: